Pontes só há 3 em Olhão. Esta é o "túnel", como é conhecida porque passa por debaixo da linha férrea: Esta também serve os comboios por baixo:
sábado, 18 de julho de 2009
As Rotundas de Olhão:
Esta rotunda, chamada "do Cubo" está a tornar-se o "ex-libris" da cidade. É que toda a gente que precisa de uma informação diz logo: "Está a ver a Rotunda do Cubo?...": Está situada na Estrada Nacional 125 ao fim da Av. Bernardino Silva: Rotundas, hoje em dia, o difícil é não encontrar nenhuma. Estão por todo o lado. Como condutor, não gosto nada delas. Porque me fazem abrandar a marcha. Como cidadão, gosto delas . Porque vos fazem abrandar a marcha. Vá lá a gente compreender os insatisfeitos. Esta está à saída de Olhão quem vai para Quelfes: Esta está dentro da cidade ali ao pé da Repsol:
sexta-feira, 17 de julho de 2009
As Chaminés de Olhão:
As chaminés já existem desde que o homem começou a viver debaixo de qualquer coisa. E embora as modernisses as vão tornando obsoletas ainda estão para durar. Todas as regiões do País, e julgo que do mundo, têm chaminés. Os estilos variam de região para região e o Algarve tem o seu estilo bem personalizado. Olhão é riquíssima em chaminés. Vejam algumas: Até as há aos pares:
O Coreto de Olhão:
Os Coretos acompanham a História. Eles eram as salas de espectáculos dos pobres de antigamente. Era das poucas oportunidades que os pobres tinham de assistir a uma Banda Filarmónica ou outro raríssimo evento. Como a doca de Olhão foi construída em 1961 e os Jardins de seguida, mas como a sua traça não me parece do século XX, então como é que veio aqui parar? A minha mulher diz que o coreto estava onde é hoje o tribunal. Seria?
Esta foto foi por mim tirada em 27/OUT/1985:
Já esta foi também tirada por mim em 26/MAR/2009. Passaram 24 anos. A diferença é significativa especialmente na paisagem, já que o coreto é o mesmo. Ainda não havia arvoredo, os candeeiros desapareceram assim com também desapareceu o lago de água em redor. No chão colocaram uma calçada portuguesa, por sinal , muito pobre e deram-lhe uma pintadela. Veremos como vai estar daqui por mais outro quarto de século.
Esta foto foi por mim tirada em 27/OUT/1985:
Já esta foi também tirada por mim em 26/MAR/2009. Passaram 24 anos. A diferença é significativa especialmente na paisagem, já que o coreto é o mesmo. Ainda não havia arvoredo, os candeeiros desapareceram assim com também desapareceu o lago de água em redor. No chão colocaram uma calçada portuguesa, por sinal , muito pobre e deram-lhe uma pintadela. Veremos como vai estar daqui por mais outro quarto de século.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Flores de Olhão:
Flores também é coisa que não falta em Olhão. Mas há flores e flores. Esta por exemplo, uns tubinhos amarelos que estão sempre bonitos. Não sei como se chama, mas é uma planta silvestre. Nasceu num terreno baldio e todas as vezes que lá passo está sempre linda: No mesmo terreno baldio está esta, também não conheço o nome mas pouco interessa. O que realmente me interessa é o prazer que me dá olhar para ela:
Batentes das Portas em Olhão:
Os batentes marcaram outras épocas. Hoje já só se vêm nas casas antigas e em Olhão ainda são muitas e variadas. É só apreciar e quando passar por elas, olhe, e não paga nada. Talvez se lembre que naquele tempo tudo levava o seu tempo. Talvez seja tempo de andar um pouco mais devagar. Tenha calma. Vá devagar. Observe devagar. Pense, como ainda há coisas bonitas que vale a pena perder tempo: Não são lindas de se ver?
As Festas Populares em Olhão:
Os Santos Populares em Olhão sempre tiveram uma grande aceitação pelas suas gentes. Lá pelos anos sessenta quando eu morava na Rua Diogo Cristina, grande parte das ruas em redor se faziam fogueiras para saltar, grandes sardinhadas e muito enfeitadas. Tanto, que chegava a haver grandes concursos para ver qual era a melhor. Ainda hoje, as ruas ostentam, junto das placas toponímicas uma outra placa, de mármore, a assinalar o evento. Hoje em dia, tudo é diferente, como não podia deixar de ser. Apenas se enfeitam as ruas principais do centro, em especial, em redor da Rua do Comércio, faz-se um concerto popular no Jardim Olhanense e pouco mais. Não sou saudosista, apenas vivo no meu tempo, o que lá vai, lá vai. O que interessa é registar os momentos de agora: A entrada do Rua do Comércio, com a decoração o sol pouco entra, tornando-a mais fresca:
quarta-feira, 15 de julho de 2009
As Cegonhas de Olhão:
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Casas bonitas de Olhão:
Há muitas casas bonitas em Olhão, como esta na Av. da República. Não parece nada de especial mas tem uma platibanda de canto muito bonita e um frizo de azulejos antigos que é um espectáculo: Estes dois, também na Av. da República, com um traço antigo e com a diferença de que um foi recuperado e o outro espera:A fachada é bem bonita, a platibanda ainda mais, mas eu gosto da esquina e está situado na Praça Patrão J. Lopes, mesmo em frente do Mercado:
Esta casa é um espectáculo, na Av. Bernardino Silva:
Subscrever:
Mensagens (Atom)